Páginas

Ida e Volta

Texto: José de Paula Machado
Ilustração: Juarez Machado
32 p. 22x22 cm
Publico Alvo: a partir da Pré-Escola (6 anos Literatura Infanto-Juvenil)


RESENHA Um livro que conta somente com figuras o dia de um garoto na década de 40.


PRÉ-LEITURA

Poderei fazer a pré-leitura de diversas formas:

v Utilizando a palavra “Circus”:
01) Na pré-leitura eu trabalharei a parte da única palavra do livro: CIRCUS. Para isso trairei coisas características encontradas no circo, como :
ü Nariz (de palhaço);
ü Argolas (de malabaristas);
ü Chicote (de domador de leões), etc...
E pedirei que os alunos liguem esses objetos, a personagens do circo (pessoas em parênteses nos exemplos acima).
02) Poderei com a mesma palavra entrar na interdisciplinaridade e em Ed. Artística dar desenhos de personagens para os alunos pintarem, colarem em cima do esboço.
03) Em ambos os casos, com a autorizarão dos pais dos alunos levarei as crianças para o circo e mostrarei os diversos lados do circo.

04) Fazer uma redação, dividindo por faixas etárias:
1ª série: como os alunos ainda não sabem escrever muito bem, eu escreveria as palavras na lousa, e mandaria eles copiarem algumas palavras da lousa. Exemplo:
- Palhaço
- Mulher-de-barba
- Atirador de Facas
- Globo da Morte
- Equilibrista
- Malabarista
- Domador de Leões
- Mulher Fogo etc...
Dessas palavras eu pediria pala o aluno escolher duas e fazer um desenho.

2ª série: como os alunos nessa série já sabem escrever bem, em forma de ditado (que seja corrigido para verificas as falhas do aluno) eu lhes passaria a mesma série de palavras e mandaria eles escreverem uma redação contando uma história incluindo as palavras acima.

3ª e 4ª série: como nessas séries os alunos já estão quase totalmente alfabetizados (completando o primeiro grau) eu pedirei sem nenhum ditado, sem palavra alguma que facão uma história onde conste animais, personagens, trabalhadores do circo. Que nessa redação eles destaquem datas, nomes de circos, etc.


LEITURA

v Redação:
01) Na leitura do livro eu pedirei a criança que olhe para o livro todo e com o que viu a principio:
ü Escreva uma redação, com o que viu, mas sem olhar novamente para o livro, e entregar para mim.
02) Após fazer isso, formarei uma roda com as cadeiras e com as crianças todas juntas com seus livros, e formaremos uma única história para sala. Nessa história colocaremos:
ü Nome do personagem;
ü Sua idade;
ü Ano em que se passa a história;
ü O que na opinião deles deveria ter no café da manhã;
ü Qual estilo de musica que tocava;
ü Como era a roupa e o boné (chapéu) que o personagem usava;
ü Como era a maçã que o personagem colheu da árvore;
ü Qual a raça do cachorro que ele encontrou – qual o sexo;
ü Porque o cachorro entrou na casinha florida;
ü O nome do florista;
ü Qual a flor que ele comprou;
ü Quem era a senhora;
ü Qual o seu nome;
ü Que porta era aquela que o senhor de pernas de pau com o anuncio do CIRCO saiu;
ü Onde ele jogou futebol;
ü Com quem (Definiremos nomes para esses novos personagens)
ü Quem quebrou a vidraça;
ü Porque ele foi a bicicletaria;
ü Para onde ele foi;
ü Como ele ficou depois do seu tombo com o anuncio do circo;
03) Após todos juntos fazermos uma redação coma opinião de todos pedirei para alguns dos alunos lerem o livro, inventando sua própria história. Isso acontecendo todos terão uma boa noção do que realmente se passa na história.
04) Quando todos tiverem essa noção eu lerei ao meu jeito o livro, acrescentando por exemplo:
ü Como era o tipo de roupa que ele gostava de usar;
ü Como era a sua casa;
ü A sua família (se tinha pai, mãe, irmãos) e quais deles moravam com ele;
ü Como eram as ruas da sua cidade;
ü O que era moda naquele tempo;
ü Qual era a estação de ano;
Após todo esse processo de identificação do livro, ainda em redação, pedirei:
05) Que cada aluno faça sua redação, colocando todos os itens que colocaram na sua primeira redação, na redação da sala e nos meus exemplos quando li o livro. Mas que também acrescente detalhes que acharem necessários.

v Desenho:
Como o personagem na história é invisível, deixarei por parte dos alunos imaginarem como ele é. Com base na descrição do personagem que eles fizeram em suas redações, lhes pedireis que desenhem o seu personagem, de forma colorida e simples.



PÓS-LEITURA

Na pós-leitura destacarei um fator de destaque no texto:
“A LIMPESA DO PERSONAGEM”
Destacarei como é importante a limpeza e os cuidados de higienização em nosso corpo e no meio em que vivemos. Como é de total importância tomarmos banho, lavarmos as mãos antes das refeições, e após delas escovarmos os dentes.
E para terminar essa explicação lhes pedirei um trabalho, que tenha:
1ª e 2ª série: que tragam embalagens de produtos de higiene e a definição de como são usados. Tudo em folhas de almaço, e com capa.
3ª e 4ª série: que façam o trabalho contendo:
ü Em uma folha de almaço, falem como são o básico da limpeza de nosso corpo, como devemos lidar com o ambiente ao nosso redor, e como devem ser os cuidados com nossa comida, para que não haja nenhuma bactéria que possa trazer algum mal para nós
ü Fazerem cartazes com rótulos de produtos de limpeza, e uma pequena exposição na sala de aula, dividindo a sala em três grupos cada um com seu tema, que são:
· Higienização de nosso corpo;
· Higienização do ambiente ao nosso redor;
· Higienização dos alimentos.


INTERDISCIPLINALIDADE

v PORTUGUÊS
No meu trabalho abordarei na disciplina de Português:
ü Redação;
ü Antônimos;
· No livro, logo ao vermos seu titulo encontramos um antônimo: IDA E VOLTA. Com isso começarei a dar exeMplos básicos de antônimos encontrados no próprio livro, como: LIMPO-SUJO / ABERTO-FECHADO e outros usados no nosso dia-a-dia.

v MATEMÁTICA
No meu trabalho abordarei na disciplina de Matemática:
ü Quantidade de pegadas, conforme suas cores;
Pedir para os alunos contarem quantas são as pegadas de azul, quantas são as pegas de sapato pretas, na dança quantas são as pegadas para o alto, quantas são as pegadas do cachorro, quantas são as pegas do homem com perna de pau, e quantas são as pegadas de sapato com tinta verde, e quantas são as pegadas verdes.
ü Preços das coisas:
No caso do livro, quanto custou o vaso de flor.
ü Quantia de maças na árvore;
ü Horário: Dia – Mês – Ano – Hora;
Ensinar as crianças quantas horas tem o dia, quantos dias tem o mês, quantos dias e meses tem um ano, e quantos minutos tem uma hora e quantos segundos tem um mês.
ü Problemas simples de Matemática, como:
Um garoto tinha R$ 100,00 quando sai de casa, mas no caminho comprou dois vasos de flores, cada um pelo preço de R$ 16,50. Quanto o garoto gastou e com quanto voltou para casa?

GASTOU: SOBROU:
16,50 + 100,00 -
16,50 33,00
33,00 67,00
RESPOSTA: Ele gastou R$33,00 e voltou para casa com R$67,00.

v ESTUDOS SOCIAS
No meu trabalho abordarei na disciplina de Estudos Sociais:
ü Conhecendo como é a vida de meus alunos, qual é a cidade que nasceu, qual são o seu gosto pra roupa, como são suas refeições, o que costumam fazer;
ü Ensinando sobre Cidades e Capitais, e mostrando a diferença entre elas. Suas localidades;
Ensinando qual é a diferença de pais, estados e cidades. O que são as capitais. Quais as diferenças entre a localizações das cidades (por exemplo: Ubatuba <> de São Paulo )
ü Meios de transporte (a pé, bicicleta, perna de pau, barco);
Quais são os meios de transporte e para que servem.

v CIÊNCIAS
No meu trabalho abordarei na disciplina de Ciências:
ü Limpeza;
Como é importante termos uma boa higiene para não contrairmos doenças, como devemos escovar nossos dentes, lavarmos nosso corpo. Como devemos limpar os alimentos e os ambientes ao nosso redor.
ü Alimentação correta;
Como deve ser a nossa alimentação. O que é carboidratos, fibras, vitaminas, proteínas, lipídios. Quais são os alimentos bons para nos e quais não são. E quais as doenças que podemos ter com excesso de gordura e com o excesso de açúcar em nosso corpo.


v EDUCAÇÃO ARTíSTICA
No meu trabalho abordarei na disciplina de Ed. Artística:
ü As cores das coisas;
Quais são as cores. Ligar as cores com coisas do nosso dia-a-dia (Exemplo: Amarelo-Sol / Azul –Céu)
ü Imaginar o personagem;
Desenhar o personagem conforme você o imagina.
ü Fazer um gibi (história em quadrinhos);
Pedis e ensinar o aluno a montar um história em quadrinhos com base nos desenhos do livro, com a redação e com a imaginação do personagem.

v EDUCAÇÃO FÍSICA
No meu trabalho abordarei na disciplina de Ed. Física:
ü Dança;
Com base nas redações, escolher um ritmo de musica (mambo, country, axé, frevo, bolero, tango, salsa, rock...) e montar um grupo de dança baseado no ritmo da musica.
ü Futebol;
Como o personagem, juntar os alunos que estiverem com vontade de participar e montar um time de futebol.
ü Passeio;
Como o menino, juntar os alunos e darem uma volta, seja ela ao dentro do colégio, ao redor do colégio, em um parque (com a autorização dos pais), enfim mostrar os diversos ambientes que existem.

A IDADE EM QUE MEU TRABALHO SE APRESENTA SÃO PARA ALUNOS DO 1° GRAU. AS RESTRIÇÕES NELE CONTIDAS ESÃO INDICADAS NO TRABALHO (1ª,2ª,3ª,4ª SÉRIES)

0 comentários: