Páginas

À Lição de Casa


Lição de Casa

Levar na mochila tarefas escolares para fazer em casa pode parecer chato na rotina de quem é estudante. Mas essa é uma oportunidade de aproximar pais e filhos, além de fazer com que os jovens entendam também a importância do aprendizado e do estudo. As lições de casa devem ser encaradas como a continuação do que o aluno aprendeu em sala de aula.

Por outro lado, não deixa de ser um momento especial em que se pode dividir o conhecimento com a família. “Procuramos sensibilizar o nosso aluno e mostrar a ele que as tarefas são um processo contínuo e necessário para a absorção do conhecimento”, disse Lorenço Jungklaus, coordenador pedagógico do Colégio Notre Dame.

Opinião semelhante tem Gisele Grigol de Oliveira, orientadora educacional da Escola Salesiana São José. “A lição de casa não é um mero reprodutor de conteúdo. É uma forma de fazer com que o aluno levante suas dúvidas e as leve para a classe”, argumenta a especialista.

Mas qual é o papel dos pais quando o assunto é tarefa escolar? Os pais devem explicar as atividades para que ela seja realizada pela criança com mais facilidade e também incentivar os filhos a tirar suas dúvidas com o professor. “Nenhuma criança ou adolescente tem maturidade para assumir sozinho as obrigações escolares”, complementa Lorenço Jungklaus. E, para aqueles que reclamam do excesso de deveres, Gisele dá uma dica: organizar o tempo é fundamental para que, depois das lições, o aluno ainda consiga brincar. “Ter um momento para estudar é fundamental, assim como reservar um período para as brincadeiras”, destaca.

Dicas aos pais para orientar os estudos em casa:

- Reservar um tempo para estudar. De preferência que ele aconteça no mesmo horário.

- Fazer as tarefas de casa em um local claro e arejado.

- No momento em que estiver realizando as lições de casa não manter a televisão ou o aparelho de sons ligados.

- Preparados, o primeiro passo é começar pelas tarefas mais difíceis deixando as mais fáceis ou aquelas que o estudante se identifique para o final.

- Quando encontrar uma dificuldade, releia o assunto e reflita sobre ele. Se mesmo assim não conseguir desenvolver o exercício, volte com a dúvida para a sala de aula. (caso a criança não consiga levar a duvida para a escola os pais devem escrever para os professores ou procurá-los nos horários especificados).

E lembre-se: realizar a atividade pela criança ou pelo jovem, foge do objetivo final da Lição de Casa, afinal como seu filho criará responsabilidade e gosto pelos estudo? Vale a pena demorar um pouco mais, e ajudá-lo a resolver sozinho suas duvidas.

Fonte: Correio Popular

0 comentários: