Páginas

Como lidar com a birra dos pequenos


Guia do Bebê, março de 2003.
Paula Ramos Franco

Os adultos não acham nada normal que seus filhos batam os pés e esperneiem, mas especialistas garantem que birra é algo absolutamente comum entre um e três anos de idade e faz parte do desenvolvimento da criança.

Os pais logo se irritam durante as crises dos pequenos e a primeira coisa que pensam é que não souberam educar corretamente seu filho. Mas, como sempre, a psicologia infantil é a única coisa que ajuda os pais a contornarem a situação e acalmar a criança.

Na hora da birra é fundamental que os pais mantenham a calma. Se a criança perceber que tendo um ataque de nervos consegue chamar a atenção e incomodar a todos ela vai querer repetir o show sempre.

Quando a criança estiver apenas chorando, gritando, fazendo caretas e mostrando a língua é recomendável que os pais simplesmente ignorem a criança, sem dar importância às suas ações negativas.

Porém, quando a crise inclui agressões aos pais ou outras pessoas, ou quando a criança atira coisas perigosas e demora muito para se acalmar, os adultos precisam intervir. Retirar a criança da cena da crise é o primeiro passo. Às vezes, é necessário deixá-la sozinha ou ficar com ela sem dar atenção às suas manhas.

Não bata nem grite com ela, pois a criança vai querer berrar ainda mais alto. Nunca use chantagens para fazer a criança parar. Se ela ficar extremamente agressiva, ferir a si mesma, destruir objetos da casa ou ter crises constantes, os pais devem procurar a ajuda de médicos ou psicólogos.

Para prevenir as crises aconselha-se evitar repetir os "não pode" e guardar essa arma apenas para ser usada em situações importantes. Mas não se sinta culpado quando negar um pedido deles. As regras também ajudar a disciplinar a criança e fazê-la entender melhor o que ela pode e o que não pode.

Aprenda a elogiar e valorizar os atos positivos da criança. Dessa forma ela vai aprender que suas boas maneiras são reconhecidas e que ela consegue chamar mais a atenção dos pais agindo com educação do que fazendo birra.

0 comentários: